sábado, 25 de abril de 2009

Aprenda a Amar-se a si mesma... e a passar a Fibromialgia para segundo plano


ALERTA AMARELO: Apego excessivo à rotina e à organização. Mau humor e instabilidade diante de pequenas mudanças e imprevistos. Irritabilidade, autocobrança e perfeccionismo.

ALERTA VERMELHO: Intolerância, dificuldade em relacionar-se e adaptar-se a situações novas, ataques de cólera. Mania de ordem e de limpeza. Adoção de rituais como lavar as mãos sempre, verificar se as portas estão fechadas etc.

Para flexibilizar Investigue do que você tem medo. Com freqüência, a rigidez é um modo que a pessoa encontra para se proteger de algo que considera uma ameaça. Pergunte-se: o que me deixa instável? O que vai acontecer se eu me sentir insegura? Eleja em que aspectos é fundamental manter um bom desempenho, mas não deixe que o seu critério de excelência abarque todas as áreas da vida. Não dá para ser ótima em tudo. A massagem e a dança de salão são boas indicações para aliviar essa dureza. Na massagem, permitir que alguém a toque é um exercício de entrega e confiança. No salão, terá que soltar o corpo e deixar-se conduzir pelo parceiro. Dançar conforme a música traz jogo de cintura. Nos dois casos, talvez sinta-se desconfortável no início. Persista. Em troca, terá prazer e ganhará maleabilidade.

SOL CONTRA A APATIA
Este exercício de alongamento com mentalização é um revigorante poderoso. Tente praticar pela manhã, de preferência ao acordar, e ganhará força para enfrentar o dia. Quando puder, pratique ao ar livre. Mas mesmo no apartamento, em frente a janela, a luz chegará até você.
De frente para o sol ,fique de pé e junte as mãos na frente do peito, como se fosse rezar. Feche os olhos, pense na energia do sol e na cor laranja. Inspire e estique os braços para cima da cabeça, até sentir a barriga alongar. Separe as mãos e desça os braços lateralmente, desenhando um círculo em volta de você e imaginando que o sol a abraça. Finalize retornando as mãos, em prece, na frente ao peito. A cor laranja representa a vitalidade e poderá ajudá-la a se sentir aquecida, energizada e pronta para enfrentar mais um dia.