segunda-feira, 29 de junho de 2009

Vale a pena saber mais sobre o N.A.D.H. - Coenzima 1


NADH é a forma de se referir à Nicotinamida-Adenina-Dinucleotídio. A presença do “H” Dá-se pelo Hidrogênio e indica ser a forma reduzida da Coenzima 1, o outro termo designativo para NADH.

Cabe relembrar que enzimas catalizam processos biológicos para que se possam criar substâncias, em nosso organismo, que nos fazem desempenhar uma grande quantidade de funções e reações que tem o objetivo maior de nos manter vivos.Elas podem ser comparadas a máquinas industriais que modificam certos materiais transformando-os em outros.Nas células vivas, as enzimas catalizam a “quebra” dos alimentos ingeridos,assim como desmembram os nutrientes em menores unidades para que possam desempenhar suas específicas funções metabólicas.Em outras palavras, podemos dizer que as enzimas convertem nutrientes em água e ENERGIA. Esse trabalho contínuo só pode ser desempenhado se um fator adicional essencial se combinar com a própria enzima: a COENZIMA.

Na ausência da coenzima complementar, a maioria das enzimas não tem condições de desempenhar suas funções.Uma deficiência na quantidade de coenzima disponível, desacelera o processo enzimático.De certa forma, as enzimas podem ser comparadas ao motor de uma máquina que, para entrar em funcionamento, necessita de uma faísca para promover a explosão do combustível. Essa faísca pode ser comparada à coenzima e o NADH é a faísca de produção de energia dentro das células.

FUNÇÕES BIOLÓGICAS
A energia química das moléculas dos nutrientes é liberada por reação catabólica de oxidação enquanto para produzir moléculas biológicas, as células necessitam promover grande quantidade de reações de redução que requerem um estímulo de energia química. A alta energia criada entre o hidrogênio e a nicotinamida contida no NADH, fornece esta energia para uma outra reação enzimática que transfere 2 eletrons e 1 proton para uma outra molécula.NADH e sua correlata NADPH para a qual ela pode ser ràpidamente convertida, são responsaveis por esse poder redutor. Esta é a força pela qual esse composto particular pode reduzir uma outra substância já que sabemos que redução e oxidação formamos princípios-chave da produção da energia bioquímica.

Se o NADH reage com outra molécula, produz-se energia que pode ser utilizada para outros tipos de processos de reação. NADH pode ser comparada a uma queda dágua. A água em nível de altura mais elevado possui mais energia do que a água que flui vagarosamente em níveis baixos e essa energia pode ser usada mover uma grande roda ou até produzir eletricidade. No caso de NADH, a energia adicional passa a ser disponível para ser usada em todos os processos do organismo já que significa a própria energia gerada no compartimento intra-celular.
Quanto mais NADH esteja disponível para a célula, mais ela poderá desempenhar suas funções com melhor qualidade e mais longa será sua vida.

ENERGIA E REGULAÇÃO CELULAR
Sabemos que o código genético de todas as células localiza-se no DNA.O DNA é muito bem protegido, no núcleo, por histonas e outras macro-moléculas.Entretanto, poderá ser lesado se for exposto a várias condições agressivas tais como radiações várias, tais como UV, ozônio, toxinas químicas como citostáticos, antibióticos, anti-inflamatórios, agro-tóxicos etc. É importante notar que as indústrias produzem cerca de 20.000 novos agentes químicos a cada ano e que muitos são tóxicos às nossas células, produzindo um número expressivo de lesões além daqueles que possuem efeitos ainda desconhecidos.O potencial tóxico é aumentado a cada momento. Essas substâncias são comercializadas puras ou em associações com outros produtos sem que conheçamos estudos toxicológicos das mesmas. É desnecessário afirmar que os seres vivos estão expostos a essas novas substâncias sem que se conheça seus potenciais de toxicidade.

Esses agentes lesivos são capazes de reagir com os cromossomos.Se nosso DNA é atacado e, consequentemente danificado por uma ou mais substância, nosso material genético poderá ser alterado.A replicação de DNA afetado, poderá causar características modificadas (mutações) na divisão celular que naturalmente se segue.

Modificações genéticas são as bases bioquímicas para um grande número de doenças crônico-degenerativas tais como câncer, artrite reumatóide, aterosclerose, imunodeficiência, em geral.Sabendo-se isto, é de fundamental importância que se procure proteger o material genético contra todos os tipos de agressões que possam modificar sua essência, para que se possa garantir a pureza de continuidade da reprodução celular que deverá ocorrer sem modificações na estrutura do DNA.Se o DNA sofrer agressões por agentes físicos ou químicos, por exemplo, em células do miocárdio que tem a propriedade de exercer o mecanismo de contrações rítmicas, elas poderão perder a capacidade contrátil eficiente, propiciando uma forma de insuficiência cardíaca a nível celular.Para evitar as consequências, que podem vir a ser fatais, dos danos ao DNA, as células dos mamíferos, principalmente do Homem, desenvolveram um sistema de proteção que é capaz de reparar certos danos do material genético e que para ser eficaz, necessita da participação efetiva do NADH.

COMO NOSSO ORGANISMO UTILIZA NADH
- Estimulação do sistema imunológico celular
A resposta imunológica nos mamíferos se baseia na atividade dos linfócitos, principalmente os do tipo B, T e nos macrófagos.Estes últimos são responsaveis pela eliminação direta de corpos estranhos pelo fenômeno de endocitose seguido de degradação e, a partir daí, inicia uma série de eventos que resultam na produção de anticorpos.
Uma relação direta existe entre o processo de fagocitose e a ativação do sistema imunológico. A primeira etapa que conduz à fagocitose é a perturbação da membrana citoplasmática da célula fagocítica por uma bactéria ou qualquer outro material estranho. Este fenômeno resulta num acentuado aumento da atividade metabólica no fagócito, onde o consumo de oxigenio aumenta dramàticamente. A maior parte do oxigenio é convertida em superóxido e peróxido de hidrogênio.Este fato se denomina stress oxidativo e parece ser dos primeiros estágios que conduzem à destruição do material invasor. As coenzimas nucleotide tem um papel primordial nesse stress oxidativo e na atividade citotóxica dos macrófagos.

Os neutrófilos possuem NADH-oxidase, que gera superóxido nos fagossomas que destroem organismos estranhos. Esse “mecanismo assassino” associado à fagocitose é alimentado por NADH e NADPH que são derivadas internamente de um aumento da atividade do “shunt” da hexose-monofosfato. NADH está diretamente associado e envolvido no sistema de defesa celular imunológico e também aumenta a capacidade fagocitolítica dos leucócitos durante o stress oxidativo.

- Como um dos mais potentes antioxidantes
Sabemos que o oposto de oxidação é o potencial de redução e que NADH é uma substância que exibe dos mais potentes poderes de redução, logo apresenta-se com enorme capacidade antioxidante.
Apesar de que nossas células contém antioxidantes enzimáticos naturais como SOD, GSH e catalase, a nutrição adequada que permite a síntese contínua desses componentes é fundamental e quando agredidos por situações externas que colocam em perigo nosso equilíbrio de defesa, necessitamos de outros elementos naturais que se colocam, também, como varredores de radicais livres.A nível intra-celular (mitocôndria), contamos com NADH que possui uma das mais ferozes capacidades de lutar contra os radicais livres.
À medida que envelhecemos, a produção de NADH diminui,conforme acontece com uma grande variedade de outras substâncias em nosso organismo.Idosos podem se beneficiar da reposição de NADH,principalmente quando enfrentam situações em que se encontram vulneráveis aos danos provocados pelos RL.
O primeiro e mais importante componente antioxidante de nosso sistema de defesa celular é NADH.

- Como estimulador de adrenalina e dopamina
Em cultura de neuronios, a adição de NADH aumenta a produção de dopamina.Essa adição ainda estimula a tirosina-hidroxilase(TH),enzima chave na produção de dopamina.Estudos realizados recentemente na França demonstraram que NADH estimula a produção de dopamina e noradrenalina em mais de 40%, em certas ãreas cerebrais.
Em um estudo duplo-cego placeborealizado em hospital universitãrio, na Alemanha, pacientes portadores de doen~ca de Parkinson foram tratados com NADH ou placebo.Os que receberam NADH mostraram n~iveis elevados de L-DOPA e dopamina no sangue.
Se o NADH estimula a produ~c”ao de dopamina, deveria,tamb~em,eexercer um efeito positivo sobre todas as fun~c”oes fisiolõgicas que são estimuladas pela dopamina,tais como producao de forca,movimento,coordenacao,funcoes cognitivas,humor,libido e secrecao do hormonio do crescimento.
Dopamina reduz a producao de prolactina e o apetite. Quanto mais elevadas as taxas de dopamina no sangue, menor a sensacao de aumento do apetite. Este fato pode ser de grande interesse para pacientes que se preocupam em diminuicao do peso corporal.

É importante ressaltar que no caso de ingestao de alcool, esse e metabolizado nas celulas hepaticas a partir da enzima alcool-desidrogenas, que necessita de NADH como coenzima. Isso nos faz acreditar que uma quantidade a mais de NADH, devera resultar em processo de oxidacao mais rapido do alcool, encurtando o tempo de exposicao do figado a lesoes mais acentuadas.
Sob a influencia do alcool,a sintese de testosterona fica inibida. Na presenca de NADH,esse efeito induzido pelo alcool pode ser inibido.
Outros efeitos importantes a serem citados quanto ao NADH são a diminuicao dos niveis de colesterol total, a inibicao da auto-oxidacao da dopamina,protecao contra os danos mitocondriais induzidos pelo AZT e na producao de quinonas que podem ser protetoras contra certos tipos de cancer.

- Transporte do NADH
A quantidade de NADH e grande nos organismos que requerem alta producao de energia. A maior parte disso ocorre no citosol, onde cerca de 10% do NADH celular fica circunscrito ‘a mitocondria. Os microssomos e o nucleo contem apenas quantidades minimas de NADH.O NADH eo NAD+, assim como a nicotinamida, são transportados, no sangue,de um orgao para outro. A questao,entao, passa a ser se o NADH pode penetrar pela membrana celular. Metodos sofisticados nos demonstraram que o NADH e capaz de atravessar a membrana celular porque consideravel quantidade foi encontrada não apenas no citoplasma mas, tambem na mitocondria e nucleo.
A funcao do NADH na celula ocorre principalmente no citosol e mitocondria. As enzimas NADH-desidrogenases do interior da membrana mitocondrial podem capturar eletrons somente do NADH da matriz citosolica. A parte interna da membrana mitocondrial ~e,portanto,impermeavel ao NADH citosolico. Um sistema de transporte especial carreia equivalentes reduzidos do NADH citosolico para o interior da mitocondria. O mais ativo desses sistemas de transporte e o MALEATO-ASPARTATO que ocorre nas mitocondrias do coracao, figado e rim.

O NADH mitocondrial doa seus eletrons diretamente para a cadeia respiratoria.Doando 1 par de eletrons ao oxigenio, 3 moleculas de ATP são formadas. Nos musculos esqueleticos e no cerebro, o sistema transportador e o glicerol-fosfato ao inves do maleato-aspartato.

- Experimentacoes clinicas e estudos medicos
Pesquisas concernentes ao NADH estao em andamento em varios paises do mundo. Estudos recentes estao tentando sensibilizar o FDA para a sua aprovacao já que são realizados em grandes centros medicos dos Estados Unidos. A grande barreira quanto a aprovacao da indicacao medica reside no fato de ser produto natural em todos os organismos vivos e que, por não poder ser patenteado, deixa de ser um atrativo para as industrias fabricantes de medicamentos.
O FDA autorizou estudos e pesquisas a respeito do NADH que estao sendo,atualmente, realizados na Georgetown University Medical Center, sob a direcao dos Profs. Harry Preuss,da Divisao de Nefrologia,e Joseph ªBellanti,diretor do Centro Internacional de Imunologia da Georgetown University.

Os estudos atuais resumem-se em duplo-cegos, placebo-controle e ensaios clinicos nas seguintes areas-

-Sindrome de fadiga cronica
-Doenca de Alzheimer
-Melhora de resistencia atletica
-Doenca de Parkinson
-Depressao

Num futuro, a intencao das equipes de pesquisa e demonstrar a melhora das condicoes imunologicas que podem vir a trazer doencas auto-imunes, de carater degenerativo.

A Medicina Biomolecular tem nos ensinado que a qualidade organica depende da boa qualidade das celulas e o conhecimento bioquimico das substancias naturais,intra-celulares,nos levara a conhecer melhor a fisiologia e a fisio-patologia para que possamos,como medicos, dar mais aos nossos pacientes no que se refere a SAUDE e QUALIDADE DE VIDA.

Obs: os primeiros trabalhos cientificos a respeito do NADH foram realizados pelo Prof. Georg Birkmeyer, diretor do Birkmeyer Institute for Parkinson Therapy onde sua equipe atentou para a aplicabilidade de forma favoravel dessa substancia em casos de Parkinson,Alzheimer e depressao.Ele e autor de mais de 100 artigos cientificos a respeito do NADH.

"O proposito sempre deve ser o de ver o ser humano como um todo, tanto no seu interior quanto no meio no qual ele vive".
(Birkmeyer)

1 comentário:

Grupo Fibromialgia disse...

Olá!
É um prazer para nós conhecermos mais sobre esta síndrome e ajudar na divulgação e valorização desta.
Desde já, um muito obrigado pelo seu testemunho, e sempre que quiser será bem-vinda lá, a senhora ou qualquer outro fibromiálgico, pois ninguém melhor para nos ajudar a compreender a Fibromialgia do que aqueles que vivem com ela.

Obrigado.
http://fibroalfa.blogs.sapo.pt