sábado, 17 de janeiro de 2009

12 de Maio - Dia Oficial da Fibromialgia e S.F.C













O dia 12 de Maio é o dia oficial da Fibromialgia e síndrome de fadiga crónica. Trata-se do dia escolhido, há cerca de 10 anos, pela R.E.S.C.I.N.D., uma associação americana, para promover o conhecimento das doenças imunológicas e neurológicas crónicas como se pensa ser o caso da Fibromialgia, Síndrome de Fadiga Crónica, Síndrome da Guerra do Golfo e Síndrome de Sensibilidade Química Múltipla. Esta é uma data que deve ser aproveitada para tentar dar mais conhecimento ao público em geral sobre estas doenças e sobre o impacto que estas têm na vida dos doentes e suas famílias.A Associação R.E.S.C.I.N.D. (Repeal Existing Stereotypes about Chronic, Immunological and Neurological Diseases), cujo nome quer dizer Repelir os estereótipos sobre as doenças imunológicas e neurológicas crónicas, dedica-se a promover o conhecimento sobre estas doenças ao público em geral. Esta data foi escolhida por se tratar do dia de nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira militar Inglesa que foi pioneira do movimento da Cruz Vermelha. Florence estava praticamente incapacitada com uma doença que agora se suspeita poder ter sido uma das doenças imunológicas e neurológicas crónicas. Apesar das dificuldades ela conseguiu alcançar grandes vitórias na sua vida incluindo a fundação da primeira Escola de Enfermeiros na Inglaterra.

Actualmente, no dia 12 de Maio, têm lugar vários eventos em muitos países que tentam ajudar a informar e educar os doentes e suas famílias, o público em geral e os governantes!...

Por favor, faça-se o favor a si mesma e participe em tudo que for necessário para lutar contra o objectivo de TODOS NÓS... acabar com o preconceito e a ignorância alheia e mostrar ao mundo quem somos, quantos somos e quanto gostaríamos de ser!... Só queremos ser cidadãos com os mesmos direitos (sim, porque os deveres temos os mesmos) do que qualquer um que tem uma doença crónica incapacitante.
No fundo queremos tão pouco: que nos permitam viver com dignidade!
Apelo uma vez mais aqui e peço que passem a palavra a todos quanto puderem que mesmo que estejam a "morrer" de tanta dor, LUTEM! Participem neste dia e em todos os eventos que se realizem!
Se não puderem ir sozinhas porque o corpo não lhes permite, façam como ou já fiz, e peçam a um AMIGO que vos acompanhe... mas não deixem de ir! Esta é uma Guerra só Nossa!
"Não esperem que lhes dêem flores... plantem o vosso próprio jardim!"
Lembrem-se sempre que queixar-se é muito fácil... o mais difícil é lutar pelo que se quer!...
...mas nunca desistam!
Beijos para todas! Marina Costa.

1 comentário:

Sol LK disse...

Venho parabenizar este espaço.
Tenho tentado inúmeros processos de suavização para a "FM", entre eles destaca-se a alimentação natural, elevação dos padrões vibratórios ( independente de credos), equilíbrios dos chacras, busca de conhecimentos bioquânticos, energização consciente e preparação do ambiente de convívio para melhorar a ótica do ser humano em relação a suas limitações.

O conjunto das informações são fundamentais, há algo em comum entre as pessoas, algo pleno de sensibilidade e de busca pessoal além do que se possa medir.
Aflorar o sentido da existência e doar muito mais de si mesma, do que alguém que estivesse em convívio social. Parece ser unânime.

Para o Brasil, este blog é fundamental e por isso eu fiz um link. Agradeço muito. Amor e paz profunda a todos, vamos juntos encontrar muitos dias melhores.
Abraços com carinho.
Sol LK