quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Neurotransmissores na Fibromialgia








Neurotransmissores: por que eles são importantes?

A comunicação entre as diversas partes do cérebro é feita através de pequenas, mas importantes moléculas chamadas neurotransmissores. Elas são fundamentais na coordenação dos movimentos, na memória, no raciocínio e também, o que nos interessa na Fibromialgia, no humor e no controle da dor.

Uma dessas moléculas é a serotonina; quando o seu papel nos mecanismos do humor e da depressão foi elucidado, abriu-se um grande campo na pesquisa farmacológica, com novos e melhores medicamentos que melhoram a qualidade de vida. Basicamente, descobriu-se que a serotonina está baixa nos centros cerebrais que regulam o humor e que remédios que aumentam o nível de serotonina nas sinapses (espaços entre os neurônios), possuem um efeito terapêutico bastante positivo.

A noradrenalina é um dos principais neurotransmissores para o funcionamento cerebral do dia-a-dia, mas queremos focar o seu papel na dor. Quando algum estímulo doloroso atinge o nosso corpo, os níveis de noradrenalina no cérebro sobem, agindo em centros que diminuem a intensidade do estímulo que chega a nossa consciência e desta forma, sente-se menos dor.

De uma maneira interessante, a serotonina e a noradrenalina juntas são a base de um sistema químico que ajuda no controle de dor a nível espinhal. Níveis elevados destas substâncias na medula também diminuem os estímulos dolorosos que chegam ao cérebro. Já foi demonstrado que pacientes com Fibromialgia possuem níveis diminuídos desses dois neurotransmissores. Medicamentos antidepressivos recém lançados causam o aumento destas substâncias na medula espinhal no e cérebro de maneira equilibrada, melhorando tanto o humor como a dor dos pacientes com Fibromialgia.

Mais recentemente, um terceiro neurotransmissor tem sido alvo de pesquisas na Fibromialgia, trata-se da dopamina, molécula bem conhecida dos neurologistas pois é a falta da dopamina numa área do cérebro chamada substância negra que causa o mal de Parkinson. Na Fibromialgia, o uso das medicações para aumentar a dopamina cerebral iniciou-se quando se verificou que os pacientes com síndrome das pernas inquietas – desconforto das pernas, ao deitar - melhorava bastante com estes agentes. Estudos novos mostram que doses maiores dessas medicações (“antiparkinsonianos”) podem ser úteis na Fibromialgia de uma maneira mais global.

A dopamina parece estar envolvida na analgesia relacionada ao stress, o que acontece, por exemplo, em situações de guerra, onde o soldado ferido continua lutando, mesmo baleado e só vai sentir dor quando pára.

Desta maneira, nota-se que o estudo constante dessas pequenas moléculas pode trazer grandes avanços no tratamento da Fibromialgia.

Eduardo S. Paiva
Reumatologista

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Nosso Despertar...



Boa tarde queridas Companheiras de Luta. Achei importante publicar este vídeo duma companheira nossa!... Como sabem este blogue também está direccionado para familiares e amigos das pessoas que têm Fibromialgia e muitas vezes não se apercebem do quanto é dura a nossa luta diária. A informação nestes blogues é bastante mas penso que uma coisa é ler e outra é visualizar a realidade dura e crua. A nossa Companheira teve a Coragem e Dignidade de o publicar para que todo o Mundo soubesse o quanto é penoso o nosso dia-a-dia!... e, gritar ao Mundo o quanto é indignante viver assim sem que o Governo do nosso país e de muitos por todo o mundo declarem esta doença como Doença Crónica Incapacitante.
Vejam por favor este vídeo porque a cara é a da nossa querida Companheira Cris... mas a realidade é a de TODOS NÓS... mulheres, homens e crianças que lutam todos os dias por uma vida melhor!

Um beijinho e muito obrigada por lutarem e caminharem a meu lado!
Força, Coragem e não se esqueçam do bom humor!...
.. sem ele tudo se torna mais difícil e penoso!

Pensamento positivo e muito Humor



Boa tarde mais uma vez para todos!
Resolvi publicar aqui mais um vídeo da nossa Companheira de Luta Cris para demostrar o quanto é importante a energia positiva e o humor na nossa doença!
Espero que todas fiquem igualmente deliciadas quanto eu a ouvir este testemunho.
Eu, pessoalmente, também tento todos os dias levar a vida desta forma... mas infelizmente, tanto eu como todas nós, incluindo a nossa companheira Cris, sabemos que isto nem sempre é possível... mas vamos tentar todas, não é amigas?

Beijinhos grandes e nunca percam a esperança, a coragem e a força!...
Se não formos NÓS ninguém vai lutar por esta causa! Até sempre!

sábado, 17 de janeiro de 2009

12 de Maio - Dia Oficial da Fibromialgia e S.F.C













O dia 12 de Maio é o dia oficial da Fibromialgia e síndrome de fadiga crónica. Trata-se do dia escolhido, há cerca de 10 anos, pela R.E.S.C.I.N.D., uma associação americana, para promover o conhecimento das doenças imunológicas e neurológicas crónicas como se pensa ser o caso da Fibromialgia, Síndrome de Fadiga Crónica, Síndrome da Guerra do Golfo e Síndrome de Sensibilidade Química Múltipla. Esta é uma data que deve ser aproveitada para tentar dar mais conhecimento ao público em geral sobre estas doenças e sobre o impacto que estas têm na vida dos doentes e suas famílias.A Associação R.E.S.C.I.N.D. (Repeal Existing Stereotypes about Chronic, Immunological and Neurological Diseases), cujo nome quer dizer Repelir os estereótipos sobre as doenças imunológicas e neurológicas crónicas, dedica-se a promover o conhecimento sobre estas doenças ao público em geral. Esta data foi escolhida por se tratar do dia de nascimento de Florence Nightingale, uma enfermeira militar Inglesa que foi pioneira do movimento da Cruz Vermelha. Florence estava praticamente incapacitada com uma doença que agora se suspeita poder ter sido uma das doenças imunológicas e neurológicas crónicas. Apesar das dificuldades ela conseguiu alcançar grandes vitórias na sua vida incluindo a fundação da primeira Escola de Enfermeiros na Inglaterra.

Actualmente, no dia 12 de Maio, têm lugar vários eventos em muitos países que tentam ajudar a informar e educar os doentes e suas famílias, o público em geral e os governantes!...

Por favor, faça-se o favor a si mesma e participe em tudo que for necessário para lutar contra o objectivo de TODOS NÓS... acabar com o preconceito e a ignorância alheia e mostrar ao mundo quem somos, quantos somos e quanto gostaríamos de ser!... Só queremos ser cidadãos com os mesmos direitos (sim, porque os deveres temos os mesmos) do que qualquer um que tem uma doença crónica incapacitante.
No fundo queremos tão pouco: que nos permitam viver com dignidade!
Apelo uma vez mais aqui e peço que passem a palavra a todos quanto puderem que mesmo que estejam a "morrer" de tanta dor, LUTEM! Participem neste dia e em todos os eventos que se realizem!
Se não puderem ir sozinhas porque o corpo não lhes permite, façam como ou já fiz, e peçam a um AMIGO que vos acompanhe... mas não deixem de ir! Esta é uma Guerra só Nossa!
"Não esperem que lhes dêem flores... plantem o vosso próprio jardim!"
Lembrem-se sempre que queixar-se é muito fácil... o mais difícil é lutar pelo que se quer!...
...mas nunca desistam!
Beijos para todas! Marina Costa.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Teste: Você tem fibromialgia?






Será que eu tenho Fibromialgia?

http://saude.abril.com.br/testes/teste_fibromialgia.shtmlendereço do site Saúde é Vital. 
Olá a todos! Vejam bem o que eu encontrei por aí!...
Agora até já fazem testes pela internet para saber se temos Fibromialgia!...lol 
Bem, deixando as brincadeiras de lado quero lembrar-vos que tenham BASTANTE ATENÇÃO seja qual for o resultado deste teste, não quer dizer que o resultado seja veridico.
Estas são algumas das questões dos medicos para chegarem ao diagnostico. Se o teste der positivo não exitem em procurar o vosso médico o mais rapidamente possível para ser diagnosticada ou não!... e se o resultado for, infelizmente, positivo não deixem para amanhã o que podem fazer hoje: comecem a medicar-se e a fazer as terapias necessárias para o alívio dos sintomas e não agravamento da própria doença!
Quando mais cedo melhor!

Beijinhos e voltem sempre!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Hoje senti necessidade de vir aqui...


Penso que este vídeo dispensa quaisquer palavras...
...neste preciso momento também não poderei dizer muito mais...
Só senti necessidade de fazer uma grande homenagem a todos os que são importantes na minha vida e me têm ajudado a caminhar nestes caminhos, por vezes sem qualquer asfalto, mas que, independentemente disso caminharam e caminham ao meu lado sem qualquer outro propósito senão o de compartir o sentimento mais puro e bonito que existe no mundo: A Amizade Pura!

Obrigada a todos vós!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Este video foi feito a pensar em todas e cada uma de nós... é uma homenagem a todas as mulheres, homens e crianças Guerreiras, que lutam todos e cada dia conta uma doença SEM CURA!... Um grande bem-haja a todos os médicos, enfermeiros, amigos e pessoas que se preocupam e nos ajudam a superar cada dia das nossas vidas, tentando com o seu carinho, preocupação e solidariedade, fazer com que este nosso mundo seja mais digno e menos doloroso de enfrentar! Um muito obrigada em meu nome e em nome de todos os doentes Fibromialgicos!

Muito há para investigar, entender, descobrir sobre esta doença... mas enquando isso acontece, saibamos dar valor a quem luta por ter somente o direito à dignidade humana... por favor, senhores dirigentes deste País que tanto amamos, comecem a tentar ser iguais aos outros Países da Europa no que realmente vale a pena... cuidar e valorizar os seus cidadãos, que durante décadas trabalharam e contribuiram para o progesso deste país... e que agora só pedem respeito e dignidade. Obrigada a todos!