quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Este video foi feito a pensar em todas e cada uma de nós... é uma homenagem a todas as mulheres, homens e crianças Guerreiras, que lutam todos e cada dia conta uma doença SEM CURA!... Um grande bem-haja a todos os médicos, enfermeiros, amigos e pessoas que se preocupam e nos ajudam a superar cada dia das nossas vidas, tentando com o seu carinho, preocupação e solidariedade, fazer com que este nosso mundo seja mais digno e menos doloroso de enfrentar! Um muito obrigada em meu nome e em nome de todos os doentes Fibromialgicos!

Muito há para investigar, entender, descobrir sobre esta doença... mas enquando isso acontece, saibamos dar valor a quem luta por ter somente o direito à dignidade humana... por favor, senhores dirigentes deste País que tanto amamos, comecem a tentar ser iguais aos outros Países da Europa no que realmente vale a pena... cuidar e valorizar os seus cidadãos, que durante décadas trabalharam e contribuiram para o progesso deste país... e que agora só pedem respeito e dignidade. Obrigada a todos!

10 comentários:

Marina disse...

Boa tarde Amigas e Companheiras de Luta. Como já referi na mensagem este vídeo é uma mensagem de Luta e Esperança...
Decidi publicar neste vídeo as faces de cada uma de nós para que todos vejam que hoje já não temos vergonha de dizer o que somos e não escolhemos ser: Guerreiras contra uma doença e um sistema que nos aprisiona e nos torna ainda mais sofredoras... como que ser fibromialgica não bastasse!?
Agradeço às pessoas maravilhosas que conheci, portadoras da doença como eu, e que hoje são um dos pilares mais importants na minha vida!
Agradeço também a todos e qualquer um que, embora não sejam portadores de Fibromialgia, nos tentam entender e dar todo o apoio e carinho que necessitamos e muitos não temos por perto, no nosso dia-a-dia.
Bem, por hoje é tudo amigos.
Beijos eternos desta que sem vocês seria tão pouco...
Voltem sempre!

P.S.: Se por um acaso alguém não concordar em ser introduzida neste vídeo, é favor contactar-me e pedir para ser retirada.

Anónimo disse...

espetacular amiga Marina, de sua amiga de fibra do Brasil

Marina disse...

Bom dia Dayane. Obrigada pelo comentário. Sabes o que eu acho? Que realmente se cada um fizesse um pouquinho sequer que fosse para divulgar cada vez mais e exigir o nossos direitos seria muito mais fácil a nossa luta. Mas sabes o que acontece? Que queixar-se qualquer um sabe... mas arregaçar as mangas e GRITAR PELOS SEUS DIREITOS é mais difícil!... Não sei se sabes mas quase no final do ano passado inauguramos na Instituição onde trabalho um Grupo de Reuniões para pessoas Fibromialgicas e constatei, para minha surpresa, que muitas dessas pessoas nem sequer querem que se saiba que têm essa doença... é verdade amiga! Sentem vergonha de si mesmas pelo facto de terem Fibromialgia e sofrem em silêncio! Imagina o que seria se, neste caso, não tivessem ninguém que lhes dissece que não têm porque se envergonhar de ter uma doença que não pediram e muito menos têm porque esconder o que é inevitável... de boca aberta fiquei quando uma das funcionárias da Instituição onde trabalho vem ter comigo e me diz que queria participar nessas reuniões porque é portadora da doença mas que não queria ir porque tinha medo que se soubesse...
Essa senhora tinha fama de ser muito calada, metida dentro dela e que muitas vezes pedia ajuda às colegas para realizar algumas das suas tarefas... as colegas algumas vezes diziam que se encostava às outras e que havia dias que fazia ronha a fingir que estava doente mas que via-se perfeitamente que estava a mentir porque se tinha forças para pôr maquilhagem todas as manhãs também teria forças para pegar em caixas de batatas, de frutas e panelas de refeitório cheias de comida...
...E o rabalho que me deu para a convercer que tinha de ter outra atitude e divulgar que infelizmente tem esta doença!?
Não pensava eu, que nos dia de hoje, alguém pudesse ter esta atitude perante uma doença que ninguém pediu para ter e menos ainda temos culpa de não saberem a sua causa nem como a tratar, não achas?
Bem linda, o que interessa é que pouco a pouco vamos lutando e conseguindo pé ante pé dar um passo de cada vez para que um dia (que seja breve) possamos se não curar esta maldita, pelo menos viver com mais dignidade e fazer com que o Governo ponha um bocadinho a mão na consciência e ver que realmente a FIBROMIALGIA é uma doença Crónica e Incapacitante e que as pessoas do nosso país precisam de começar a ser vistas e tratadas com o respeito que merecem!
Obrigada pela tua visita, linda. Volta sempre!

Anónimo disse...

Olá querida Marina.
Já vi o video, gostei muito é claro.
Retrata de facto, a vida que vivemos e teremos que viver.
Mais que a dor no corpo, o que sempre emociona é a angustia que tenho na alma.
Desejo que cada vez mais pessoas façam um esforço para entender esta doença, que não mata, mas que nos moi quase todos os dias e noites, o corpo e a alma.
Espero que tu estejas bem, querida amiga, obrigado pelo video.
Bjinhos;)com carinho, para ti Marina,és minha Companheira de Luta, e fazes parte da minha familia do coração.
Gosto muito de ti.

Marina disse...

Boa tarde querida Maria.
Ainda bem que gostaste do NOSSO vídeo. E como não referiste nada acerca de retirar a tua foto presumo que não te importes que todo o Mundo saiba que és portadora desta doença e que, também tu, és uma Guerreira que luta dia após dia com este mal que não tem CURA.
Estou à espera das respostas do resto das nossas companheiras... só ontem é que publiquei aqui vídeo, por isso ainda é cedo!...
Espero que tu também continues na tua fase menos má e que hoje já te sintas menos exausta.
Beijinhos minha querida AMIGA e companheira de luta.
Também tu tens e terás sempre um cantinho especial no meu coração!... sei que sabes disso!
Até sempre querida!

Anónimo disse...

Querida Marina,olá
Desejo que estejas melhor, apesar do frio, que para mim não tem tido qualquer impacto.
Há 4 dias que não tenho dores e não tomo o Tramal.
A FIBROMIALGIA está num periodo de hibernação, e eu sinto-me feliz, por poder ser de novo(nem que seja por pouco tempo), aquilo que outrora fui...

Amiga eu fiquei contente por aparecer no video, pensaste em mim para o fazeres,é como se me tivesses feito uma homenagem.
As homenagens, na minha opinião são para ser feitas em vida, porque qaundo já não anadramos nesta casa, não as poderemos ver.
Obrigada, minha Amiga, Companheira de Luta e Irmã do Coração!!!
Bem hajas,Marina, adoro-te Amiga.

Bjinhos;)mil para ti
Até sempre!!

Anónimo disse...

Olá minha querida amiga,
mais uma vez as tuas palavras tocaram cá dentro bem forte e na fase em que ando ainda mais.
Fico feliz por te ver aparecer mesmo com tudo é muito bom mesmo.

Em relação ao vídeo so posso pegar nas palavras da Maria..." fiquei contente por aparecer no video, pensaste em mim para o fazeres,é como se me tivesses feito uma homenagem.
As homenagens, na minha opinião são para ser feitas em vida, porque quando já não andarmos nesta casa, não as poderemos ver."
E isso é bem verdade.
Amiga estarás sempre dentro de meu coração e nesta luta de todos os dias...horas...minutos e segundos.

E obrigado por tudo o que tens feito por todas nós.
jinhossss gandes do fundo do coração para o teu Amiga Minha.
Lua

Marina disse...

Obrigada querida Lua, pela tua amizade e carinho.
Desculpa mas hoje não estou em condições de escrever mais...

Faltam poucas AMIGAS para darem o aval e poder publicar o video na net e ficar para a eternidade...

Pelo menos que algo seja eterno...

Até sempre, doce AMIGA.

Anónimo disse...

Olá Querida Colega de Luta.
Hoje passei para deixar um abraço especial, aquele que não se ve, mas pode ser sentido de varias formas.
Obrigado pelo seu nosso blog gosto muito dele.
Sempre que posso venho aqui visita-lo.
Eu dedico-me a ler e gosto muito de escrever
Partilhando com os outros os meus textos. Passe no meu blog.
Um beijo de uma companheira de luta. Ju

Aida Oliveira disse...

Meu anjo... consegui emocionar-me com este yeu video... apesar de vir sempre atrasada, sempre apareci, lol
Este video é o espelho do que nos vai na alma...

Obrigada