sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Viajar com Fibromialgia

Uma viagem de lazer deveria sempre significar prazer e relaxamento. Porém, para um paciente com fibromialgia, uma viagem sem programação pode se tornar um martírio. Longas horas de carro ou ônibus, esperar em aeroportos e rodoviárias, a obrigação em excursões de passeios com hora programada, podem levar a um stress físico e emocional, causando maior dor. 


Algumas dicas podem ajudar a tornar uma viagem a mais prazerosa possível: 

1) Não negligencie seu programa de exercícios. Se você faz exercícios aquáticos regulares, procure ficar em hotéis com piscina. Cheque com o hotel que você vai ficar sobre as facilidades para o exercício. Leve com você todos os equipamentos que você usa, como pesos, tênis, etc... 

2) Planeje um tempo para descansar a cada dia. Leve livros e revistas para estas horas. 

3) Quando viajar longas distâncias, com fusos horários diferentes, dê-se um tempo para descanso e sono. 

4) Leve os seus medicamentos! 

5) Leve seu travesseiro favorito, para não estranhar muito o lugar em que você irá dormir. 

6) Longas viagens de carro requerem um bom apoio para a coluna, e paradas freqüentes para alongamentos. 

7) Um colar cervical mole pode ser usado se você tiver que dormir no carro, ônibus ou avião. Isto evita a dor no pescoço ao dormir numa posição sentada. 

8) Viaje com pessoas que entendam o seu problema e sejam flexíveis quanto a horários. Não se envergonhe de descansar e encontra-se com eles mais tarde. 

9) Cuidado para não andar em demasia. Conheça seus limites, use sapatos confortáveis. Se você acha que irá ter dor, tome sua medicação analgésica antes da caminhada. 

E boa viagem!

Sem comentários: