sábado, 29 de novembro de 2008

Como vos entendemos!...

Veja nesta secção as respostas a algumas questões frequentes por parte das pessoas que nos visitam.

- Suspeito que possa ter fibromialgia/S.F.C. pois os sintomas descritos são iguais aos que tenho vindo a sentir. O que devo fazer?
Se suspeita que pode ter alguma destas enfermidades deve entrar em contacto com o seu médico. Pode também contactar as associações de doentes para que possa obter contactos de médicos que podem diagnosticar ou despistar a doença.

- Penso que tenho fibromialgia. Já fui a vários médicos mas não me levam a sério, dizem que é a doença “da moda” e recusam-se a ouvir as minhas suspeitas. Entretanto continuo a sofrer e os sintomas só pioram. O que devo fazer?
Uma boa relação médico/doente é fundamental e esta deve ser baseada na compreensão e respeito mútuos. Se não está satisfeita/o com o seu médico ou sente que não é ouvida/o talvez seja boa ideia procurar outro médico que a/o possa ajudar. Nenhum doente deve ter de se sujeitar a arrogância, humilhação ou má educação por parte de um médico. Lembre-se que como doente, tem todo o direito de mudar de médico e tentar encontrar um com quem se sinta bem.Infelizmente a fibromialgia e o S.F.C. ainda não são doenças muito conhecida e divulgadas mesmo dentro da comunidade médica, por isso se suspeita mesmo que pode ter alguma destas doenças, ou se acha que as deve despistar, entre em contacto com as associações e peça contactos de médicos na sua área que possam diagnosticar/despistar a fibromialgia/S.F.C..

- Gostaria de saber quais as especialidades médicas que tratam a fibromialgia!?
Normalmente os médicos que estão devidamente informados sobre a fibromialgia são os reumatologistas. Alguns médicos de medicina interna e alguns neurologistas também tratam doentes com fibromialgia. Contacte as associações para obter nomes de médicos que tratam DE CERTEZA doentes com fibromialgia.

- Tenho fibromialgia e sinto que os meus familiares e amigos não me entendem. Sinto-me muito desapoiada e incompreendida, não sei o que fazer para que entendam como me sinto e porque não consigo fazer certas coisas.É sempre difícil colocarmo-nos na pele das outras pessoas.

Para as pessoas saudáveis é muito difícil entender o cansaço ou o sono não reparador ou as dores que os doentes sentem diariamente porque não são coisas visíveis como uma perna partida ou um inchaço no corpo. Tente explicar os sintomas que sente e mostre-lhes textos escritos (deste site, de livros, etc.) que falem sobre a doença e os seus sintomas. Se está aqui, peça-lhes para ler a informação no site. Se tem possibilidade de ir a grupos de apoio (ou se conhece outras pessoas com a doença), leve consigo familiares ou amigos para que possam ouvir outras pessoas falar da doença e da forma como as afecta – desta forma verão que existem muitas mais pessoas que sofrem dos mesmos problemas. Pode também levar os familiares mais chegados consigo ao médico quando for à consulta e pedir-lhe para lhes explicar os sintomas da doença e a forma como esta a afecta no seu dia-a-dia.

Sem comentários: