sábado, 29 de novembro de 2008

Entrevista com um dos mais reconhecidos Reumatologistas do Mundo

Mais uma vez, queridas amigas e companheiras de luta, venho aqui traduzir e transcrever uma notícia que um Jornal espanhol publicou que me pareceu bastante interessante.
Passo então à tradução:

BENIGNO CASANUEVA REUMATÓLOGO
«Los hombres vienen cuando ya no pueden ni con la boina»
18.11.08 - F. A.
BILBAO

Benigno Casanueva começou a tratar pacientes com fibromialgia quase por casualidade, na sua consulta do hospital de Valdecilla. «Chegavam muitas pessoas afectadas, mulheres na sua maioria. Como não se lhes podia diagnosticar nada, mandavam-nas todas para mim. Quase que se pode dizer que me obrivaram a informar-me e a meter-me neste campo». Hoje está considerado uma autoridade internacional na matéria. Nesta entrevista o especialista rompe os tópicos.

A fibromialgia é uma invenção?
Nem pensar nisso. Se não, que o digam à pobre gente que a padece. A fibromialgia é uma doença que tem associados mais de 75 sintomas diferentes, que vão desde complicações do sono y alterações do humor até às vertigens, dolores musculares e óseas, inclusivamente problemas cognitivos y de perdida de concentração.

Existem muitos calões que se refugiam nesta doença?
Infelizmente, não. Os homens aparecem com menor frequência. Veja bem que nos primeiros 200 pacientes não tive sequer um único homem. Por outro lado, eles costumam apresentar casoa mais graves em todos os parâmetros.

A que atribui esse facto?
Chegam demasiado tarde, quando têm já um quadro tão severo que não podem nem com a boina.
(P.S.: Bilbao é uma Cidade do País Vasco em que era costume os homens usarem sempre uma boina… como as que aqui em Portugal usam por exemplo no Alentejo… é uma tradição muito Basca.)

Quais as consequências se se demora a diagnosticar a doença?
Sabemos que a fibromialgia provoca perdida de masa de tecido cerebral. Alguns pacientes suspeitam que têm alzhéimer, mas é, na realidade, uma doença crónica que lhes afecta os neurónios à 10 años.

Como reconhecem um paciente?
A fibromialgia não é algo que se possa ver por métodos de radiodiagnóstico. A nossa única ferramenta na actualidade é a exploração médica. Procuramos a dor em 18 pontos de control; e podia falhar-se, mas o simuladores nesta doença não são frequentes, menos del 1%.

Uma Fibromialgica comparava a sua dor com a que poderia provocar carregar todo o dia com um piano às costas…
Muitas vezes a dor que se refere é assim, como um peso que os impede de tudo, uma grande fatiga. Como em todas as doenças existem vários níveis da doença.

Sofre em algum momento, um paciente de fibromialgia, rejeição por parte de quem os rodeia?
A rejeição é, de facto, um outro problema que se junta à própria doença. Uma pessoa que não pode sair à rua, que está todo o dia a sofrer, que tem episídios de anciedade, sofre depressão, em resumo: ninguém quer estar com eles. A convivência será sempre muito difícil. Por isso, costumamos fazer sessões de terapia psicológica com as famílias.

À 3 anos anunciou-se a descoberta do genes da fibromialgia...
Afinal foi falso... Provavelmente estão implicados nesta patología não um mas vários genes.


Fim de tradução.
Espero que tenham disfrutado tanto desta entrevista como eu… principalmente pelo facto de ter sido escrito pelo maior especialista de Fibromialgia do mundo!...
Afinal sempre nos restará um fiozinho de esperança…

Sem comentários: