sábado, 29 de novembro de 2008

Manual auxilia Clínicos a diagnosticar doenças reumáticas

Os clínicos gerais, responsáveis pelo atendimento da maioria dos cerca de dois milhões de portugueses com doenças reumáticas, vão ter disponível um pequeno manual de auxílio ao diagnóstico e tratamento dos doentes, disse à Lusa fonte médica.

Jaime Branco, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SRP), frisou que, devido à escassez de especialistas em reumatologia, “é fundamental que os médicos de clínica geral tenham uma melhor formação” sobre as várias doenças reumáticas.
O “Manual de Reumatologia para Médicos de Medicina Geral e Familiar” resulta da colaboração entres a SPR e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e, segundo o presidente desta, Luís Pisco, vai ser “rapidamente” distribuído a todos os médicos de família. Luís Pisco descreveu o manual como um livro de “formato simples”. “Não é um tratado de reumatologia”, realçou.

O presidente da APMCG reconheceu que os médicos de família têm carências de formação em reumatologia “porque infelizmente, esta área, embora seja a que mais doentes trás à consulta, é uma disciplina opcional e não obrigatória na formação” dos especialistas em clínica geral.
Jaime Branco sublinhou que o objectivo é dar instrumentos aos clínicos gerais para “diagnosticar, tratar ou referenciar” os doentes para os especialistas em reumatologia, que são actualmente cerca de 130, entre profissionais no activo, estudantes e reformados.

O presidentes da SPR diz que “Portugal deveria ter o dobro” destes especialistas, embora alerte que não é necessário que cada doente do foro reumatológico tenha obrigatoriamente que ser tratado por um especialista. “Aos reumatologistas devem chegar as situações que mais podem beneficiar com a nossa intervenção. Se não, teríamos de ser dez milhões”, ironizou Jaime Branco.

As doenças reumáticas abrangem mais de cem patologias diferentes, entre as quais a osteoartose, a artrite reumatóide, a osteoporose e a fibromialgia, e afectam pessoas de todas as faixas etárias incluindo crianças.

Fonte: LUSA/Público

Sem comentários: