Os clínicos gerais, responsáveis pelo atendimento da maioria dos cerca de dois milhões de portugueses com doenças reumáticas, vão ter disponível um pequeno manual de auxílio ao diagnóstico e tratamento dos doentes, disse à Lusa fonte médica.
Jaime Branco, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SRP), frisou que, devido à escassez de especialistas em reumatologia, “é fundamental que os médicos de clínica geral tenham uma melhor formação” sobre as várias doenças reumáticas.
O “Manual de Reumatologia para Médicos de Medicina Geral e Familiar” resulta da colaboração entres a SPR e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG) e, segundo o presidente desta, Luís Pisco, vai ser “rapidamente” distribuído a todos os médicos de família. Luís Pisco descreveu o manual como um livro de “formato simples”. “Não é um tratado de reumatologia”, realçou.
O presidente da APMCG reconheceu que os médicos de família têm carências de formação em reumatologia “porque infelizmente, esta área, embora seja a que mais doentes trás à consulta, é uma disciplina opcional e não obrigatória na formação” dos especialistas em clínica geral.
Jaime Branco sublinhou que o objectivo é dar instrumentos aos clínicos gerais para “diagnosticar, tratar ou referenciar” os doentes para os especialistas em reumatologia, que são actualmente cerca de 130, entre profissionais no activo, estudantes e reformados.
O presidentes da SPR diz que “Portugal deveria ter o dobro” destes especialistas, embora alerte que não é necessário que cada doente do foro reumatológico tenha obrigatoriamente que ser tratado por um especialista. “Aos reumatologistas devem chegar as situações que mais podem beneficiar com a nossa intervenção. Se não, teríamos de ser dez milhões”, ironizou Jaime Branco.
As doenças reumáticas abrangem mais de cem patologias diferentes, entre as quais a osteoartose, a artrite reumatóide, a osteoporose e a fibromialgia, e afectam pessoas de todas as faixas etárias incluindo crianças.
Fonte: LUSA/Público
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário