sábado, 29 de novembro de 2008

Última Hora - 25/11/2008

Os pacientes com Fibromialgia sofrem de anormalidades cerebrais

25 de novemro de 2008
NUEVA YORK (Reuters Health)

Uma equipa de investigadoes em França demonstrou que os pacientes com fibromialgia têm fluxo sanguínio anormal no cérebro, o que estaria associado com a causa subjacente da doença.
La fibromialgia é um trastorno crónico que genera hipersensibilidade y dor muscular e que costuma associar-se com a fatiga, os trastornos do sono e os problemas de memoria.

"Encontrámos diferenças cerebrais importantes entre os pacientes com fibromialgia e pessoas sem a doença", disse a Reuters Health o autor principal do estudo, o Dr. Eric Guedj.
"Essas anormalidades funcionais estavam associadas com a gravidade da doença, mas ão com a anciedade ou a depressão, em regiões do cerebro involucradas no processamento da dolor", acrescentou o experto.

Para visualizar essas anormalidades, os autores usaram tomografía computarizada por emissão de uma foto única (SPECT, a sua sigla en inglés), un tipo especial de teste tomográfico en el que se injecta por uma veia una pequena dose de un compuesto radioactivo.

Isto permite que la SPECT obtenha uma imagem detalhada das áreas em que as células absorvem o material radioactivo, o que proporciona informação sobre o fluxo sanguíneo aos tecidos e ao metabolismo corporal.

A equipa dirigida por Guedj, do Centro Hospitalario-Universitario de la Timone, em Marsella, estudou a 20 pacientes com fibromialgia y a 10 persoas sãns. Os resultados foram publicados no Journal of Nuclear Medicine.
O Estudo "sugere que a fibromialgia poderia definir-se como um trastorno funcional que abarca essas regiões", concluiu Guedj.
A causa subjacente da fibromialgia desconhece-se. A classificação da fibromialgia entre as doenças causadas pela depresión já tinha sido questionada e aceite.

Outras causas possíveis são os transtornos do sono, as infecções, as anormalidades do sistema nervoso e as mudanças no metabolismo muscular.

Fonte: Journal of Nuclear Medicine, noviembre del 2008

Sem comentários: