quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Novo aparelho capaz de Detectar a Dor

Criado equipamento 

capaz de detectar a dor


Uma pessoa normalmente é capaz de apontar com bom nível de segurança onde ela está sentindo dor. Mas daí a dizer qual músculo específico está doendo vai uma grande diferença.

Dores
crónicas

O problema é ainda maior para pessoas portadoras de dores
crónicas, que sofrem de doenças como artrite ou fibromialgia ou das genéricas dores lombares.

O novo aparelho, chamado
SPOC, deverá ajudar os médicos a delimitar melhor os tratamentos, evitando aqueles que podem ser clássicos, mas que não funcionam para pacientes específicos, incluindo as cirurgias.

Aparelho de detectar dor

O aparelho é capaz de localizar com precisão o músculo que está
activando os terminais nervosos e gerando a sensação de dor no cérebro.Segundo seus criadores, o aparelho significará uma revolução no tratamento das dores, principalmente das dores lombares e no pescoço. 

Em
contacto por email, eles se recusaram a dar detalhes mais precisos de seu funcionamento alegando segredos comerciais e informaram que o aparelho entrou na última etapa de validação pela FDA, um passo antes da autorização final para sua chegada ao mercado.

Dores nos músculos

Ao tratar de pacientes com dores lombares, em vez de darem mais atenção aos músculos, a maioria dos médicos foca-se na coluna, nos discos ou nos nervos. Isso acontece principalmente porque não existe ainda um equipamento capaz de apontar com segurança qual músculo específico está na origem do problema - como um raio-X indica qual osso está quebrado, por exemplo.

Esta é a solução que o
SPOC espera trazer. Segundo seus criadores, 85% de todos os diagnósticos de dores lombares, ao invés de apontar a causa da dor, classificam-nas como "dores não específicas", o que significa que não se sabe exactamente qual é a sua origem. Esta é, segundo os médicos, a principal razão dos resultados "decepcionantes" dos tratamentos prescritos.

Fonte: Inovação Tecnológica (04/2008)

1 comentário:

Luis Guerreiro disse...

Olá, Marina, linda!! Espero que esteja tudo bem, dentro do possível, tens de me ajudar a lidar com estas questões, porque nem sempre sei como me dirigir às pessoas com FM, e perguntar se está td bem, pode soar um pouco irônico... Olha, tive que sair do blog e voltar a entrar, porque o mesmo apresentava um link para um blog que já removi. Vou desenvolver outro com mais paciência e mais detalhado, quando tiver um pouco mais de tempo. Já agora, diz-me se tens conhecimento de resultados positivos no que diz respeito ao uso de cloreto de magnésio e cartilagem de tubarão... Obrigado!! Beijo e td de bom